sexta-feira, janeiro 07, 2005

Lamentável

Lamentável, chocante, absurda ou vergonhosa. Escolha o leitor o adjectivo que preferir para qualificar a capa do jornal "24 Horas" de hoje (sexta-feira). Quando consideramos que o barco bateu finalmente no fundo, percebemos que há sempre mais uma camada de lodo para ultrapassar.
Para quem não viu, um resumo do highlight: Jorge Gabriel, naturalmente emocionado, foi fotografado no funeral da mãe. Dissecando a matéria, é esta a notícia que o "24 Horas" considerou mais relevante na noite de quinta para sexta. Fotos exclusivas, grandes planos, impressões de conhecidos e vizinhos, o show completo.

Do código deontológico dos Jornalistas:
(...)
2.O jornalista deve combater a censura e o sensacionalismo e considerar a acusação sem provas e o plágio como graves faltas profissionais.
4.O jornalista deve utilizar meios leais para obter informações, imagens ou documentos e proibir-se de abusar da boa-fé de quem quer que seja. A identificação como jornalista é a regra e outros processos só podem justificar-se por razões de incontestável interesse público.
5.(...) O jornalista deve também recusar actos que violentem a sua consciência.
7.(...) deve proibir-se de humilhar as pessoas ou perturbar a sua dor.
9.O jornalista deve respeitar a privacidade dos cidadãos excepto quando estiver em causa o interesse público ou a conduta do indivíduo contradiga, manifestamente, valores e princípios que publicamente defende. O jornalista obriga-se, antes de recolher declarações e imagens, a atender às condições de serenidade, liberdade e responsabilidade das pessoas envolvidas.

Quantos princípios éticos quebrou hoje o "24" numa só reportagem?

Sem comentários: