sábado, outubro 09, 2010

Carta aberta à senhora presidente da Câmara Municipal de Alcanena

Prezada Dra. Fernanda Asseiceira,

Na qualidade de director da edição portuguesa da revista National Geographic, fui membro do júri que, em Maio deste ano, atribuiu ao concelho a que V. Exa. preside, o prémio Progeo 2010. Trata-se, como sabe, do galardão destinado a premiar o município que mais faz pela promoção do património geológico no nosso país.
Notará, pela acta dessa reunião, que o prémio foi então atribuído por unanimidade pois todos os membros do júri consideraram que o Carsoscópio – Centro de Ciência Viva do Alviela (CCVA) era uma infra-estrutura incomparável, uma aposta decidida da vila de Alcanena no sentido de dar a conhecer o seu património natural, utilizando novas tecnologias, percebendo a importância da linguagem descomplexada na comunicação com o público e assimilando as especifidades da nascente do Alviela na sua oferta cultural, o que tornou este Carsoscópio um dos mais extraordinários Centros de Ciência de Viva do nosso país.
Os números disponibilizados pelo CCVA na Internet são aliás reveladores da resposta que o país está a dar a esta infra-estrutura ímpar no concelho e na região: são 48 mil visitantes em cerca de dois anos. Sabendo que o Centro tem uma capacidade máxima diária de 300 visitantes, em função dos limites naturais dos dispositivos colocados à disposição dos visitantes, percebemos que o Carsoscópio está a cumprir a função que lhe foi atribuída e a justificar os 2,8 milhões de euros que custou no final de 2008.
Voltei hoje a visitar o Carsoscópio, cinco meses depois da atribuição do prémio, e é com mágoa que noto que esta infra-estrutura, promovida pela Câmara Municipal de Alcanena no mandato do seu antecessor, está urgentemente carente de manutenção. Os magníficos dispositivos multimedia concebidos pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria continuam no local, mas muitos já não funcionam, sobretudo no quiroptário, uma das três unidades que compõem o Carsoscópio.
O dispositivo auditivo para escutar os morcegos está mudo. O dispositivo térmico para sentir a amplitude de temperaturas vivida pelos animais está avariado. As experiências de ecolocação para “ver” o mundo como os morcegos estão também fora de serviço. Igualmente avariado está o aparelho para avaliar o peso do alimento diário de um morcego, que fazia há alguns meses a alegria dos jovens visitantes, ao calcular o alimento que um ser humano teria de comer de forma a conseguir ingerir metade do seu peso num único dia. A visita continua a ser agradável, mas a sensação que ali se transmite é a de um Centro de Ciência Viva que lentamente vai perdendo o viço.
Asseguro que são pequenas reparações, pouco onerosas face ao investimento inicial e estou certo de que V. Exa. ainda não tomou conhecimento da sua necessidade. Mas a verdade é que o visitante abandona a visita ao Carsoscópio incrédulo com esta estranha aposta em turismo cultural que, menos de dois anos depois da inauguração, parece deixada ao abandono, sem manutenção nem cuidado, apesar do profissionalismo e boa disposição dos guias.
Não quero nem devo acreditar que o desleixo da manutenção se possa dever ao facto de esta obra ter sido inaugurada no mandato anterior. O Carsoscópio – Centro de Ciência Viva de Alcanena não pertence a um edil ou a um partido. Pertence a todos os alcanenenses e a todos aqueles que querem usufruir, por uma hora e meia, da sensação reconfortante de estar no interior de um espaço cultural moderno e actualizado, ao nível ou melhor do que vemos nos outros países da União Europeia.
Tomo a liberdade de dar conhecimento desta carta aberta a V. Exa. ao Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria e à Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, parceiros do projecto desde a primeira hora.
Certo de que V. Exa. tomará as providências necessárias para restaurar a configuração original do Carsoscópio – Centro de Ciência Viva do Alviela e que este voltará a ser um pólo dinamizador do turismo no concelho desta vila, aceite os meus melhores cumprimentos.

8 comentários:

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com o seu comentário. A actual presidente está a fazer um assassinato cultural do Concelho de Alcanena, pois para além do Carsoscópio, existe um museu (do Curtume) pronto para abrir (ou não), mas quando o Município já gastou milhares de euros neste.

Anónimo disse...

como é do conhecimento de todos alcanena esta morrer e isto que se esta a passar é mais uma das tantas provas sra presidente caia na realidade e deixe de brincar com as pessoas

Anónimo disse...

como é do conhecimento de todos alcanena esta morrer e isto que se esta a passar é mais uma das tantas provas sra presidente caia na realidade e deixe de brincar com as pessoas

Gonçalo Pereira disse...

Como não sou residente no concelho, nem acompanho a realidade política em Alcanena, não estou qualificado para aferir se este problema é um caso isolado, fruto de má comunicação, ou uma tendência mais abrangente de desleixo e descuido. Espero que seja apenas a primeira situação.
Por inerência de trabalho, voltarei ao CCV Alviela no próximo mês. Darei conta do que vir.

Anónimo disse...

Senhor Gonçalo Pereira, já agora que para o próximo mês vem visitar novamente o Centro de Ciência Viva deixo.lhe outro convite. Dê uma olhadela mais para baixo e veja o potencial da praia fluvial dos Olhos De Água que está ao abandono. Depois de reflectir sugiro-lhe que venha jantar a minha casa e sinta o verdadeiro aroma a Alcanena, que de dia para dia está cada vez mais agradável e quase sendo impossivel respirar em Alcanena já estou arrependido de ter comprado casa em Alcanena ah cerca de 6 meses.

Anónimo disse...

Ex.Senhor Gonçalo Pereira
Antes de mais deixe-me dar-lhe os sentidos parabéns pela sua carta aberta. Sabendo que o Senhor não é a pessoa indicada deixo-lhe o convite para vir a Alcanena numa noite destas jantar a minha casa e sentir o horrendo cheiro a porcos que se sente numa terra que nunca criou porcos. Já agora voltando ao principio desta carta(resposta) já que teve a belissima ideia de criticar o centro de ciência viva de Alcanena,vendo o estado degradado em que está, veja também o estado de degradação em que está a Praia Fluvial dos Olhos D'Água que sofreu um violento tornado em 2008. Será que um dos maior polos de turismo de Alcanena ou senão o maior não merecem umas reparações?
Sabendo que não é de sua competência este tipo de assunto, agradeço a divulgação a quem de direito.


Já agora peço desculpa pelo meu Português. Só tenho o 9º Ano.

Anónimo disse...

Não podia deixar de referir as reacções da Presidente de Câmara,Sra Fernanda Asseiceira em relação ao sucedido.

Edição Nº 742 do jornal regional "O Torrejano", passo a citar:

"Fernanda Asseiceira (PS), disse em primeiro lugar não ter gostado da forma como o assunto foi abordado, ..., e revelou que teve conhecimento informal dessa carta aberta"

"É estranho que o prémio tenha sido atribuído sem que se tenha visitado o equipamento... fiquei satisfeita com o galardão, mas sabia que secalhar não se justificava"

"Era suposto que os manuais de funcionamento fossem deixados em Alcanena para que, em caso de avaria, os técnicos pudessem repará-los."


Agora opino eu:
Não acredito que o Sr. Gonçalo Pereira não tenha enviado a carta directamente à presidência.

Não acredito que o Sr. Gonçalo Pereira não tenha visitado o Carsoscópio anteriormente.

Era melhor não terem concorrido ao galardão, se não o queriam ganhar.

Os técnicos, são técnicos por isso mesmo, por terem conhecimentos que lhes permitem reparar equipamentos dentro da sua área de conhecimento, não sei como poderiam os construtores do protótipos deixar manuais de funcionamento, para reparação!?

Esta entrevista revela de facto a personalidade desta Sra que quando se sente lesada, começa a disparar para onde está virada sem pensar e sem analisar de facto onde errou.
É pena que ainda nada tenha sido feito no Carsoscópio desde o envio da carta, penso que o melhor era mesmo retirar o prémio.

Sr Gonçalo Pereira, bem haja pelo alerta que fez pelo Carsoscópio.

Gonçalo Pereira disse...

Respondo por partes:
a) Publiquei no blogue esta carta aberta num sábado e, na segunda-feira seguinte, o mesmo texto seguiu por correio para a presidente da CM.
Dei também conhecimento da mesma à direcção do Carsoscópio, que a reenviou para a autarquia. É por isso absurdo que se diga que o conhecimento destas alegações foi informal.
Discuti o caso também com a direcção de "O Mirante" quando verifiquei que o primeiro esforço não tinha tido qualquer efeito.
b) Na Primavera passada, aquando da visita anterior, apenas o dispositivo para ouvir morcegos estava incapacitado. Foi-me dito então que ele avariava várias vezes porque era usado por centenas de crianças e não aguentava esse uso.
c) Desconheço que acordo foi feito com as pessoas do ITL que criaram os dispositivos e asseguram a manutenção. Foi-me transmitido porém que ninguém do ITL fora avisado até Outubro de que havia dispositivos a arranjar. É triste que se culpem os técnicos.
d) A suspensão do prémio Progeo não está ainda prevista nos estatutos da associação. Espero que venha a estar no futuro próximo.
e) Bem pior do que perder o prémio Progeo será perder o estatuto de centro de ciência viva. É com esse desfecho que a senhora presidente da CM Alcanena deveria preocupar-se.

Um abraço