sexta-feira, novembro 16, 2012

A SIDA e o erro do século



O erro jornalístico tem, por norma, um defeito adicional por comparação com os erros de outras categorias profissionais. Segundo um velho aforismo bem conhecido nas redacções, o médico enterra os seus erros e o advogado enforca-os, mas o jornalista publica-os na primeira página, visíveis para toda a população, expostos para sempre.
Vem isto a propósito de mais um aniversário que amanhã (dia 17) se cumpre sobre um dos mais terríveis erros da imprensa ocidental, pelo menos no que à comunicação de risco diz respeito.
A 17 de Novembro de 1989, o “The Sun”, jornal britânico do império Murdock, dedicou ampla cobertura ao tema da SIDA. Na sua página 2, o jornal escrevia: “Sexo Heterossexual Não lhe Pode Causar Sida”. A conclusão, terrivelmente errada mesmo para os padrões de conhecimento da epidemia à época, baseava-se na leitura enviesada de um estudo encomendado pelo Ministério Britânico da Saúde, que apurara que, entre 2.372 indivíduos infectados com o vírus, apenas 1 não pertencia aos principais grupos de risco – toxicodependentes e homossexuais.
Em face desta anomalia estatística (uma taxa de 0,04%), contrariada por todos os estudos da época e posteriormente desmentida por todos os envolvidos, o jornal entendeu escrever em editorial associado ao tratamento noticioso do tema: “SIDA. OS FACTOS, NÃO A FICÇÃO. A verdade pode, por fim, ser contada. A SIDA, a doença assassina, só pode ser contraída por homossexuais, bissexuais, drogados ou qualquer pessoa que tenha recebido uma transfusão sanguínea. ESQUEÇA os avisos televisivos. ESQUEÇA as campanhas institucionais. ESQUEÇA os intermináveis e infinitos documentários televisivos e ESQUEÇA a ideia de que os heterossexuais comuns podem ser infectados pela Sida. Não podem… O risco de infecção por SIDA, se for heterossexual, é ‘estatisticamente invisível’. Por outras palavras, impossível. Por fim, sabemos – tudo o resto é apenas propaganda homossexual. E deve ser tratado de acordo com isso.”
A abordagem jornalística mereceu contestação desde o primeiro dia. O próprio político que sugerira o menor grau da ameaça (Lord Kilbracken) solicitou a correcção da informação, até porque o estudo em causa ignorara todos os relatórios sobre infecção por VIH, concentrando-se apenas na SIDA. Condenado pela entidade reguladora dos media na Grã-Bretanha, o jornal publicou por fim um desmentido. Mas alojou-o na página 28, contrariado, procurando escapar ao aforismo que define a profissão.
Por constrangimentos organizacionais, por quebras na cadeia de confirmação da informação ou por má fé, os media publicam regularmente informação incorrecta. Faz parte do jogo. Neste caso, porém, o jornal estabeleceu um precedente (quase) inédito: publicou informação incorrecta, de má fé, colocando ao mesmo tempo em risco a vida dos seus leitores.
17 de Novembro de 1989 deve por isso ser lembrado. Todos os anos.

Cf. também: Correia, João Carlos (2006), "O Relato Jornalístico e a Doença: Entre a Ciência e a Vida Quotidiana", disponível aqui.

Sem comentários: