quinta-feira, janeiro 29, 2015

Cem dias no Atlântico Norte




Ainda não conheço o Pepe Brix pessoalmente e já gosto dele.
Só falámos por telefone e por correio electrónico. Há alguns meses, mandou-me – a medo – um PDF com uma recolha fotográfica que tinha concluído. Não tomem isto à conta de bazófia, mas tenho pouco tempo para espreitar portfolios. Deixei o material em lume brando. Um dia, ao fim da tarde, numa daquelas raras tardes em que por momentos parece que a fornalha está suficientemente saciada de carvão, comecei a ver a reportagem fotográfica.
Madre de dios! Que imagens! Que sensibilidade! Teletransportei-me naquele instante das Avenidas Novas de Lisboa para o Atlântico Norte. Para um barco velho, de pouco mais de oitenta metros, refúgio metálico de homens bravos que não têm outra casa durante a campanha. Para as águas frias que o bacalhau prefere, como se zombasse dos homens que o perseguem.
Privilegiamos em jornalismo as histórias novas, os contextos ainda não sugeridos, as narrativas por contar. O Pepe Brix, fotógrafo açoriano de Santa Maria, mandou essa lógica às malvas. Durante três meses e meio, trabalhou numa das histórias mais antigas da relação dos portugueses com o mar: os bacalhoeiros na Terra Nova. E explorou a partir daí uma nova linguagem sobre o quotidiano a bordo, a resistência de quem se força a este extremo para ganhar a vida. Em última instância, esta é uma reportagem sobre superação de limites.
Na revista de Fevereiro, a partir de amanhã nas bancas e assinantes, publicamos a reportagem. E ainda há um vídeo. E uma exposição na rampa de lançamento. Durante algumas semanas, será como se colocássemos um holofote sobre uma pequena mancha escura que sulca ondas no Atlântico.
É esse o sortilégio do jornalismo. Encontrar narrativas que valem a pena contar e amplificá-las. Mesmo que para isso seja necessário viver cem dias no Atlântico Norte.

6 comentários:

César Lourenço disse...

Daremos o nosso contributo na divulgação do trabalho do nosso amigo Pepe Brix.
Cumprimentos

ABP - Associação Bacalhoeiros de Portugal

Anónimo disse...

Grande malha!
Já li a história na revista. Belíssimas imagens. Está de parabéns o fotógrafo.

Luis Martins disse...

Artigo fantástico.
Excelentes fotos

Party-Cook disse...

Este jovem de grande maturidade, tem um dom, acessível apenas aos eleitos.Grande Homem e grande mestria na sensibilidade e nas artes da fotografia.

Sara Borges disse...

Um trabalho magnífico como não podia deixar de ser vindo do Pepe.

Muitos parabéns.

Anónimo disse...

Grande trabalho!
Grande Pepe Brix.

Parabéns
João Westwood & Sonia Costa