terça-feira, abril 16, 2019

«Em questões fiscais, ele ainda é mais burro do que eu»


Por infeliz coincidência, li o volume Football Leaks (Planeta, 2019) na mesma semana em que preparei a documentação para apresentar a declaração fiscal anual. A sensação não foi muito diferente da do infeliz no restaurante que pega no saleiro em vez do açucareiro e polvilha os morangos da sobremesa com o condimento errado. Ainda pensei em pedir ajuda à Gestifute para tentar vender também os meus direitos de imagem à Tollin nas Ilhas Virgens Britânicas, na esperança de que a Tollin os cedesse depois à MIM na Irlanda, mas lembrei-me da frase de Cristiano Ronaldo na sessão de tribunal que o condenou: «Jorge Mendes ainda é mais burro do que eu» em assuntos fiscais. Talvez não valha a pena, portanto.
Pode não parecer, mas Football Leaks  é um livro sobre jornalismo e presta contas sobre um dos trabalhos mais exaustivos e sagazes desenvolvidos pela imprensa europeia desde 2016. Infelizmente, chegou cá distorcido e distante da mensagem original, embrulhado em camadas de hipocrisia (que melhor exemplo do que Lobo Xavier, advogado fiscal de CR7, caracterizar Rui Pinto, o assumido denunciante, como ladrão de bancos e arrumando simploriamente a discussão enquanto “comentador imparcial”?)
O livro é, acima de tudo, uma reparação das falhas da cobertura noticiosa dos nossos media sobre este caso que juntou uma coligação invulgar de empresas jornalísticas internacionais e implicou meses de trabalho árduo. Por cá, infelizmente, o Football Leaks foi construído como «o caso do hacker dos emails do Benfica» e pouco mais. Temo que muitos não consigam sequer explicar o motivo alegado pelas autoridades portuguesas para a prisão preventiva de Rui Pinto.
Há um século, o político republicano João Chagas queixava-se, com razão, que os portugueses que se limitavam à leitura do jornalzinho nacional viam o mundo por uma frincha, convencidos de que a frincha era o mundo todo. Não era então e não é agora. No Der Spiegel, no The Guardian, no El Mundo e, ocasionalmente, no Expresso, a história tornou-se muito mais complexa, muito mais cinzenta e, em última instância, forçou o difícil debate sobre o que vale mais num caso desta natureza – se o modo, porventura ilícito, como os documentos foram encontrados ou se as implicações que estes produzem superam esse desconforto.
Entendamo-nos. À excepção do negócio da cocaína e dos empréstimos da Dona Branca, o futebol parece ser a única actividade que permite decuplicar o investimento em menos de um ano. Não foi por isso que qualquer um de nós se apaixonou pelo jogo, mas é certamente por isso que gente pouco recomendável trouxe o seu dinheiro para a mesa verde do casino da UEFA.
Entre 18,6 milhões de documentos publicados online ou cedidos ao consórcio de investigação, o Football Leaks expôs dois ângulos do negócio do futebol – a imoralidade e a ilegalidade. Com a primeira, convenhamos, cada um lidará como entender, ora afastando-se do jogo, ora aceitando que o novo normal do mundo do futebol é um avançado receber bónus por marcar golos (Vide Lukaku, pp 269-270), ser premiado por fidelidade num novo contrato depois de romper unilateralmente o contrato anterior (Dembelé, pp. 263) ou – o meu favorito – receber um milhão de euros de bónus, como Ballotelli (pp.84), se não for expulso mais de três vezes na mesma temporada.
Com a ilegalidade, porém, a história é diferente. O Football Leaks expôs infracções flagrantes às regras de fair-play financeiro, aos regulamentos que proíbem a posse tripartida de passes de jogadores ou o controlo de mais de um clube pela mesma associação de malfeitores. E, sobretudo, para irritação de muitos, os delatores expuseram os esquemas mirabolantes de jogadores, treinadores e agentes para fugirem à tributação e colocarem dinheiro a salvo em paraísos fiscais. Essa é, para mim, a justificação que legitima o denunciante, mas também pode ser só a minha justificação para a frustração de não conseguir declarar as facturas do veterinário do gato e das permanentes da avó como deduções à colecta. Decidam os senhores.
Na página 159, um dos autores faz a pergunta decisiva do livro. Sentado na tribuna de um estádio cheio durante o Euro’16, o jornalista perguntava-se se as revelações sobre os negócios vorazes do futebol, frequentemente corruptos e quase sempre hipócritas, afectariam os adeptos. Se gerariam alguma repulsa.
Passaram meses sobre as grandes revelações e sobre as confissões de várias estrelas (que “voluntariamente” devolveram às autoridades tributárias milhões de euros em troca do não-cumprimento de penas prisionais). O mundo da bola continua a girar. O principal denunciante está preso em Portugal, acusado de ter ludibriado um fundo predador, representado por um empresário ao qual – sejamos honestos – nenhum de nós compraria sequer um carro em segunda mão. O Verão aproxima-se com a promessa de novos recordes no mundo desgovernado das transferências e certamente novas cláusulas mirabolantes (talvez um subsídio por cada ocasião em que o craque saudar as claques ou um prémio ao guarda-redes que defender mais de um remate por jogo).
Aos deuses do estádio, sabemo-lo agora, perdoa-se tudo.

Sem comentários: